Resumo público x produto
A comunicação, principalmente a propaganda e a publicidade, têm o objetivo de “falar” diretamente com um grupo de pessoas. É o público que, potencialmente, tem interesse no produto ou serviço que está sendo comunicado.
Público-alvo pode ser definido como o público potencialmente consumidor de um determinado produto ou serviço.
Conhecer o público-alvo deve ser o primeiro passo na definição de um planejamento de mídia, pois o sucesso da comunicação está intimamente ligado à melhor definição desse público-alvo.
Estamos acostumados a ver comerciais de refrigerante feitos para atrair os consumidores da bebida, ou propagandas de tênis esportivo que procuram conquistar pessoas que têm o costume de praticar esportes. Mas em alguns segmentos, a definição de público-alvo difere do grupo de indivíduos que irá consumir diretamente determinado produto ou serviço, ou seja, nem sempre o público consumidor (do produto) e o público-alvo (da ação de comunicação) é o mesmo, por exemplo, ração para cães.como não é de se esperar que seu público-consumidor tenha poder de decisão na hora de comprar o produto, toda a ação de comunicação concentra-se em seus donos (mesmo quando há rejeição do cachorro a um tipo de ração, não cabe a ele a decisão direta pela mudança de marca). Dessa forma as pessoas são as reais consumidoras desses anúncios.Grande parte dos donos, ao ver animais sempre limpos e bem tratados consumindo a ração, são inconscientemente convencidos que a utilização do produto vai transferir muitas das qualidades expostas na comunicação para o seu cão. Mais ou menos como se a ração fosse lavar, escovar e tirar as pulgas do animal que a consumisse. Os cachorros, restritos à condição de consumidores do produto, provavelmente estão interessados mesmo é no gosto bom e quantidade do que na qualidade e características nutricionais da ração.
Algumas ações de marketing, quando desenvolvem identidade própria para produtos ou serviços visando enquadrá-los em