Olhos Azuis
Alessandra Raimundo Capusso
Eliane Tassi dos Santos
Professoras da rede municipal de Vinhedo
Libâneo, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 10 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
A
todos aqueles que têm algum envolvimento verdadeiramente honesto com a educação, a leitura do livro Pedagogia e Pedagogos, para quê? é de grande relevância,
pois o autor se coloca de maneira clara e objetiva, discorrendo sobre temas e questões que nos acompanham e nos incomodam. E aqueles que não se vêem incomodados, não acreditamos seja simplesmente porque não se interessam, mas porque não têm consciência da seriedade da problemática levantada. Fato que faz a leitura deste livro se tornar ainda mais relevante.
Como o próprio título do livro sugere, estamos diante de dúvidas e dilemas envolvendo a especificidade e função da Pedagogia e dos profissionais desta área: os pedagogos. Sendo assim, primeiramente, é necessário nos situarmos e partirmos da única certeza que temos até o momento: pedagogos são os profissionais formados em nível superior nos cursos de Pedagogia.
Porém, infelizmente, o que é a Pedagogia, qual sua finalidade e especificidade, não é consenso e não está claro nem mesmo aos próprios pedagogos.
De acordo com o que o livro coloca muito bem, e podemos constatar, por exemplo, observando a própria realidade que cerca as universidades e ambientes escolares, a maioria dos profissionais que se formam em Pedagogia têm a visão disseminada no senso comum: Pedagogia é apenas a formação inicial, em nível superior, para docentes da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Quando muito, também para especialistas da Educação: Orientadores Pedagógicos, Coordenadores Pedagógicos, ViceDiretores de Unidades Escolares, Diretores de Escolas, Supervisores de Ensino e outros.
© Filosofia e Educação (Online), ISSN 1984-9605 – Revista Digital do Paideia
Volume 1, Número Especial de lançamento,