Um breve olhar sobre o autismo: refletindo sobre a prática pedagógica
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS- UAG
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA II
DOCENTE: MARCELO MACHADO MARTINS
UM BREVE OLHAR SOBRE O AUTISMO: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Mylena Carla Almeida Tenório
GARANHUNS-PE 2013
UM BREVE OLHAR SOBRE O AUTISMO: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento, isto é, algo que faz parte da constituição do indivíduo e afeta a sua evolução. Manifesta-se antes dos três anos e persiste durante a vida adulta, com mais frequência em meninos. Inicialmente, pode ser definido como um complexo distúrbio de desenvolvimento que envolve dificuldades de interação social, linguagem, plano emocional, plano motor e as áreas de habilidades sensoriais.
Com isso, percebe-se que, a criança autista tem dificuldade em se relacionar com outros indivíduos, mantém-se distante, evita o contato visual e demonstra falta de interesse pelas pessoas, incluindo dificuldade de comunicação que afeta a compreensão e a expressão, o gestual e a linguagem falada, na qual metade dos autistas não consegue desenvolver uma fala compreensível e a outra metade mantém atrasos nessa área.
Consequentemente, a educação de crianças autistas torna-se um desafio, tanto para educadores quanto para toda a comunidade escolar, que precisarão conhecer cada indivíduo como único e de forma individualizada, pois cada um tem sua especificidade e dificuldade, ressaltando que uma criança autista pode ser mais inteligente que uma criança típica, entendendo que seus tracinhos e pontinhos representam uma linguagem ainda não verbalizada e que seu desenvolvimento cognitivo pode ultrapassar os seus próprios limites de integração social. Assim, cabe a escola e ao educador uma especialização e um estudo aprofundado de cada aluno para melhor entender como se dará seu processo de aprendizagem e