o autismo no contexto da educacao infantil
O AUTISMO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientadora: Profª Mestre Cristiane Regina Tozzo
Centro Universitário Claretiano
SANTO ANDRÉ
2012
O AUTISMO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo: A inclusão escolar de crianças com necessidades especiais vem ganhando espaço em diversos âmbitos de discussão. Lidar com a educação dos diferentes tornou-se um grande desafio, devido ao atual despreparo da comunidade escolar. Neste artigo abordaremos a educação infantil da criança autista e apresentaremos o transtorno, sua definição, diagnóstico, tratamentos, além de apresentar à classe docente das redes regulares de ensino, principalmente às creches, subsídios para a realização de um produtivo trabalho pedagógico, visando uma inclusão escolar efetiva, conquista de autonomia para a realização de atividades cotidianas, desenvolvimento mental e aprendizagem, para que, com métodos de intervenção eficazes, seja possível desenvolver um trabalho qualitativo com essas crianças. Para isso, realizamos uma análise da bibliografia referida neste artigo, para que, munidos de informações, possamos demonstrar a viabilidade da realização de um trabalho efetivo e inclusivo com a maioria das crianças autistas, dentro das redes regulares de ensino.
Palavras-chave: Inclusão; Autismo; Professores; Educação; Aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
Com o ingresso crescente da mulher no mercado de trabalho, o número de crianças matriculadas na educação infantil aumentou consideravelmente, causando para a classe docente a falsa impressão de que atualmente existem mais crianças especiais do que em anos anteriores.
Eis o grande desafio para a comunidade escolar: inserir a criança especial dentro da rede regular de ensino, conforme recomendam as leis vigentes, proporcionando a ela uma formação plena e desenvolvimento de toda a sua potencialidade.
Podemos verificar, atualmente, uma grande