Ulceras
Prof. Ms. Érick Igor dos Santos
ÚLCERAS POR PRESSÃO - Conceito * Qualquer lesão causada por pressão não aliviada, que resulta em danos teciduais, desde a epiderme, derme, tecido subcutâneo, músculo, articulações até os ossos. Ocorre quando a pressão aplicada à pele, por algum tempo, é maior que a pressão capilar normal (32mmHg/arteríolas e 12mmHg/vênulas). (MAIA E MONTEIRO, 2007)
ÚLCERAS POR PRESSÃO - Etiologia
Fatores de Risco:
Extrínsecos
* Pressão * Cisalhamento * Fricção * Umidade * Tempo de internação
Intrínsecos * Nutrição * Idade * Nível de Consciência * Patologia de Base * Mobilidade reduzida ou ausente * Peso corpóreo * Incontinência urinária e/ou fecal;
ÚLCERAS POR PRESSÃO - Etiologia * PRESSÃO: É o fator mais importante. O tecido mole é comprimido entre uma saliência óssea e uma superfície dura, ocorre pressão maior que a pressão capilar, havendo a isquemia.
ÚLCERAS POR PRESSÃO - Etiologia * CISALHAMENTO: ocorre quando o paciente desliza na cama; o esqueleto e os tecidos mais próximos se movimentam, mas a pele das nádegas permanece imóvel. * FRICÇÃO: Ocorre quando duas superfícies são esfregadas uma contra a outra. A causa mais comum é “arrastar” o paciente ao invés de levantá-lo, o que remove as camadas superiores de células epiteliais.
ÚLCERAS POR PRESSÃO – Localização
* Hiperemia * Hematoma * Edema * Flictena * Escarificação * Laceração
ÚLCERAS POR PRESSÃO – Periferida
ÚLCERAS POR PRESSÃO – Bordos * Indistinto ou difuso * Aderido ou Não Aderido * Enrolado para baixo, * Grau de espessura * Fibrótico, com cicatriz * Macerado
ÚLCERAS POR PRESSÃO – Como Mensurar? * Linear * Instilação * Decalque (C/ Acetato) * Fotografia largura comprimento
profundidade
* ÚLCERAS POR PRESSÃO – Presença de túneis ou descolamentos?
Para avaliar se há ou