ulcera
Enfermagem
Úlceras de pressão
Acadêmica: Kenia
Enfermagem
Úlceras de pressão
• O que é?
A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado.
Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão.
Enfermagem
Úlceras de pressão
• Como se desenvolve?
A úlcera de pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. O local mais freqüente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.
Enfermagem
Úlceras de pressão
• Quais fatores de risco?
São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera de pressão como: imobilidade, pressões prolongadas, fricção, traumatismos, idade avançada, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, deficiência de vitamina, pressão arterial, umidade excessiva, edema.
Enfermagem
• Quais as causas?
Úlceras de pressão
São causadas por fatores intrínsecos e extrínsecos ao paciente. Fatores extrínsecos que podem levar ao aparecimento destas lesões: a pressão, o cisalhamento, a fricção e a umidade. A pressão é considerada o principal fator, sendo que o efeito patológico no tecido pode ser atribuído à intensidade, à duração da pressão e tolerância tecidual.
Dentre
os fatores intrínsecos, destacam-se: Imobilidade; alterações da sensibilidade (lesões neurológicas, como polineuropatias, lesões medulares); alterações do estado de consciência; idade (65 anos de idade); má perfusão/oxigenação tecidual.
Enfermagem
Úlceras de pressão
• Estágios da úlcera de pressão
Estágio I quando a pele está intacta, mas se observa