ulcera
Estudo de Caso
Muriaé-MG
02 de Junho de 2011
Curso de Fisioterapia
Estudo de Caso
Trabalho apresentado a unidade de ensino Estagio supervisionado II do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Minas – FAMINAS, como requisito parcial a sua integralização.
Acadêmico (a): Sérgio William P.de Abreu
Período: 8
Professor: Cristiano Quintão
Muriaé-MG
02 de Junho de 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. RELATO DE CASO 4
3. RESULTADO E DISCUSÃO 4
4. CONCLUSÃO 5
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
As ulceras agudas ou crônicas são um problema serio a saúde publica no Brasil, os registros clínicos são poucos dos pacientes com esse problema, mas sabe-se numero é grande e que é difícil a recuperação. (PEREIRA, 2002)
Alem de ter fatores vasculares decorrentes por insuficiências arteriais ou/e venosas, alguns como deficiências nutricionais comuns em pacientes crônicos, doenças de base como diabetes mellitus e neuropatias de diferentes etiologias. Os agentes agressores como infecção bacteriana secundaria se persistir podem levar à cicatrização prolongada.
Devemos dar atenção ao efeito do laser de baixa intensidade à cicatrização, que estimula a produção de ATP proporcionando um aumento da velocidade mitótica das células, ocorrendo a microcirculação que aumenta o aporte sanguíneo e chegada de elementos nutricionais correlacionado ao aumento da velocidade mitótica, facilitando a multiplicação celular, ocorrendo o efeito de neovascularização a partir dos vasos já existentes gerando