Técnicas de vendas
O consumidor brasileiro está tornando-se cada vez mais exigente, com a facilidade de obter informações, principalmente pela internet, sobre produtos, ofertas, condições de pagamentos, entre outros aspectos, exigindo desta forma maior capacidade para aqueles que querem vender.
Outro ponto é o grande consumismo desencadeado nos últimos anos, são sites e canais de vendas. Basta ligar sua TV e verá uma propaganda lhe oferecendo algo, e quem nuca caiu em tentação de querer comprar?
Com a tendência ao maior consumismo e a maior exposição ao processo de compra ele, passa a exigir mais de seus fornecedores. Por isso, o departamento de vendas desempenha papel essencial na adaptação das empresas à atual tendência de prestar esclarecimento, orientações e informações aos clientes. O vendedor de hoje passa a ser um assessor de seus clientes e o departamento de vendas torna-se um prestador de serviços.
Diante disso, o profissional de vendas deixa de ser aquela pessoa que “somente vende”, e passa a ser cada vez mais exigido, tanto em relações humanas, com em conhecimentos, já que agora ele também tem se tornado um consultor, auxiliando ao cliente na escolha do produto que melhor satisfaça suas necessidades.
Aos poucos, o vendedor que procura vender pelo cansaço e não pela aplicação das modernas técnicas de vendas tende a desaparecer, dando lugar ao vendedor profissional.
Como a concorrência está ficando cada vez mais acirrada, as empresas esforçam-se por colocar no mercado melhores serviços e produtos. Os vendedores, por estarem em contato com os clientes, passam a ser importantes elementos para o departamento de marketing como fonte de informações.
A tendência do cliente é analisar o nível de organização da empresa com que lida pelo nível do profissional que o contata. Em outras palavras, a equipe de vendas externas é uma extensão da empresa. Portanto, os vendedores devem desempenhar seu papel com responsabilidade e competência. Também é comum que os