A fascinante construção do Eu
Adoro os livros do Augusto Cury, principalmente por tratarem de psicologia aplicada (isso, psicologia aplicada, não auto-ajuda), venho acompanhando os livros dele à muito tempo e por isso sempre que tenho oportunidade compro =)
Um pouco do livro e a minha opinião:
Este livro propõe sobre conhecer mais a nossa própria mente e sobre o funcionamento do pensamento e como guiá-lo de forma saudável. Além disso incentiva a reflexão e dá ferramentas para podermos ser autor da nossa própria história.
O autor utiliza os conceitos a partir de sua teoria chamada "Inteligência Multifocal".
O livro mostra o quando a nossa memória pode se tornar fantasmas e atrapalhar a nossa vida causando traumas, depressão, e assim por diante.
O livro ainda aborda diversos assuntos, mais para resumir, ele mostra o quão é importante desenvolver uma autoconsciência e a capacidade de interiorizar-se, observar-se, gerenciar nossos pensamentos, etc.
É um livro que deve ser ligo com calma e reflexão, vale muito a pena, além disso, nos faz refletir sobre o quão maravilhoso é o universo de cada mente humana e como somos importantes para o espetáculo da existência.
Trechos
"Um Eu maduro e autoconsciente não tem a necessidade de controlar o outro. Expõe suas convicções religiosas, políticas, científicas e até exportivas sem medo, mas com brandura e generosidade, dando ao outro o direito de aceitá-las ou rejeitá-las. Sabe que não tem poder de mudar ninguém. O eu do outro só mudará se ele o permitir, se construir novas janelas." (2011; pg. 38)
=(^.^)=
"Doar-se e não ter o retorno, amar e não ser correspondido, se entregar e ser traído são experiências que confeccionam uma dor emocional dramática (...)" (2011; pg. 137)
=(^.^)=
"Se não for possível o Eu mudar o ambiente, ele deve mudar a si mesmo. Se não o fizer, será vítima, e não ator principal do seu script." (2011; pg.