Resenha do livro A Fascinante Construção do Eu
Augusto Cury é médico psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, nascido no Brasil no ano de 1958. Possui 30 livros publicados, é autor da teoria da Inteligência Multifocal usada em muitas Universidades. Augusto Cury escreveu esta obra em um momento onde as pessoas não se preocupam com a sua construção psíquica, usando meios de estímulos para quem ler sua obra saber a importância de um Eu bem construído.
O tema abordado no livro é a como se deve formar um Eu maduro, lúcido, coerente para que possamos ter mais eficiência em nossa vida profissional, acadêmica e para que não venhamos gerar traumas, o livro aborda esses temas de forma didática e divulgação, pois gera conhecimento à quem não conhecia esse lado psíquico.
Não possuía conhecimento das obras de Cury, até a leitura deste livro, tive contato com o mesmo livro 5 vezes e pretendo reler sempre que necessário, pois suas ideias e teses contribuem para enriquecer o meu Eu, tanto na minha vida acadêmica, profissional e particular.
No livro o autor explicita vários conceitos que podem ajudar na construção do Eu, algumas delas são: Inteligência Multifocal. Esta tese do autor se refere à importância de se entender o funcionamento de nossa mente, personalidade. Podemos aprender com essa tese que as escolas deveriam estar muito mais preparadas para formar seres pensantes, do que só conhecedores da matéria, e que a falta de conhecimento do eu pode levar a diversas crises do Eu, ou até mesmo uma sensação de perfeição. Outra tese do autor são as Janelas Killer Power ou duplo P, que se refere a janelas de agregação de personalidade, onde podem ocasionar traumas abrindo uma zona de conflito, um Eu traumatizado levam essas janelas para o resto de sua vida, mesmo que por um tempo esquecidas ocorre o risco de que por algum acontecimento essa janela se abra pelo Gatilho da Memória. O Gatilho da Memória é outro conceito