Técnicas de negociação
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos
SELMA CHAGAS GOMES RA 347616
ANGELICA FABIANA L. RODRIGUES RA 341968
T É C N I C A S D E N E G O C I A Ç Ã O
Profª EAD MSc. Karem Grubert Rojas
Atividades Práticas Supervisionadas: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Negociação para a obtenção e atribuição de nota. Tutor Presencial: Kelly L. Medeiros Garcia
HORTOLÂNDIA
Abril / 2013
INTRODUÇÃO
Negociação é um processo de comunicação na qual se busca uma saída satisfatória para ambas as partes, com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades.
É um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta e está presente diariamente na vida de todas as pessoas.
Uma negociação bem sucedida traz sucesso quando se faz com que todas as partes fiquem satisfeitas ao fechar um acordo.
Há pessoas que contam com o dom da negociação, utilizam de forma natural as habilidades como planejamento, estudo do assunto a ser tratado, treinamento, disciplina, ética, criatividade, flexibilidade e claro, poder de convencimento, mas existem aqueles que precisam de um treinamento para utilizar essas armas de “ataque” e também “escudos” para encarar esse campo de batalha.
A negociação tem o poder de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão, sendo caracterizada pelas variáveis Poder, Tempo e Informação.
A variável poder está sempre presente em qualquer situação que envolva negociação. As pessoas têm poder quando possuem capacidade de provocar os resultados que desejam, ou quando dispõe de capacidade de conseguir que as coisas sejam feitas do modo que querem que sejam