TÉCNICAS DE JUST IN TIME
A"casa de máquinas" do JIT é uma coleção de ferramentas e técnicas que representam os meios para a eliminação do desperdício. Há muitas técnicas que poderiam ser determinadas "técnicas JIT", que são derivadas natural e logicamente da filosofia JIT.
1.1Práticas básicas do trabalho
As práticas básicas de trabalho formam a preparação básica para a organização e para seus funcionários e são fundamentais na implementação da JIT.
Disciplina
Os padrões de trabalho que são críticos para segurança dos membros da empresa e do ambiente, assim como para a qualidade do produto, devem ser seguido por todos e por todo tempo.
Flexibilidade
Deve ser possível expandir as responsabilidades ao limite da qualificação das pessoas. Isso se aplica tanto aos gerentes quanto ao pessoal do chão de fábrica. As barreiras à flexibilidade, como as estruturas organizacionais epráticas restritivas, devem ser removidas.
Igualdade
Políticas de recursos humanas injustas e separatistas devem ser descartadas. Muitas organizações tradicionais oferecem condições diferentes para diferentes níveis de pessoal: estacionamentos e refeitórios especiais para funcionários de escritório, por exemplo. Algumas empresas estão levando a mensagem igualitária mais adiante - uniformes comuns, estruturas de salários consistentes, as quais não fazem diferença entre funcionários mensalistas e horistas, além de escritórios abertos.
Autonomia
Outro princípio é delegar cada vez mais responsabilidades às pessoas envolvidas s nas atividades diretas do negócio, de tal forma que a tarefa da gerência seja a de dar suporte ao chão de fábrica. Tipos de autonomia incluem o seguinte:
- Autoridade para parar a linha: Se ocorre um problema na qualidade, um operador da linha de montagemtem autoridade para parar a linha.
- Programação de materiais: Muitos aspectos rotineiros da programação de materiais podem, portanto, ser transferidos de um sistema central de controle de produção para o chão