Técnicas de extração de extrato
LAUREATE INTERNACIONAL CURSO: FARMÁCIA
JULIANE SILVEIRA DOS SANTOS
TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO DE EXTRATO
MANAUS - AM
MAIO/2014
JULIANE SILVEIRA DOS SANTOS
TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO DE EXTRATO
MANAUS - AM
MAIO/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Sabemos que os recursos naturais é uma vasta fonte para extração de drogas naturais, principalmente as de origem vegetal, que auxiliam no tratamento e a cura das mais diversas doenças, também na produção de cosméticos, entre outros. No caso deste trabalho serão destacados os tipos e formas de extração de substâncias. Tais como as técnicas utilizadas a fim de retirar da planta a substância desejada.
2. DERIVADOS DE DROGAS VEGETAIS
2.1 Extratos
São preparações líquidas, sólidas ou semi-sólidas obtidas pela extração de drogas vegetais, frescas ou secas, por meio de líquido extrator adequado, seguida de sua evaporação total ou parcial e ajuste do concentrado a padrão previamente estabelecido. Segundo Bonati:
Os extratos são as mais simples e tradicionais formas de derivados de plantas medicinais, a partir dos quais é possível a obtenção e desenvolvimento de um medicamento fitoterápico (BONATI, 1980.)
Podem ter consistência liquida, solida ou intermediária, podendo ser classificadas em fluidos, moles e secos.
2.2. Operações extrativas
O termo extração significa retirar, da forma mais seletiva e completa possível, as substancias ou fração ativa contida na droga vegetal utilizando, para isso um liquido ou mistura de líquidos tecnologicamente apropriados e toxicologicamente seguros. O produto resultante dessa extração liquido-solido é denominado de solução extrativa.
Umas das formais mais aceitas de classificar as operações de extração segundo sua eficiência, permitindo reconhecer dois tipos: operação de extração vegetal