Quimica organica
Resumo: Este artigo trata um experimento de extração de pigmento de repolho roxo utilizando alguns ácido. separando mistura de corantes: alaranjado de metila e azul de metileno. A cromatografia em coluna é uma técnica de partição entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de adsorção e solubilidade. sólido deve ser um material insolúvel na fase líquida associada. A mistura a ser separada é colocada na coluna com um eluente menos polar e vai-se aumentando gradativamente a polaridade do eluente e consequentemente o seu poder de arraste de substâncias mais polares. O experimento permite ilustrar conceitos de objetivos e fundamentos dos métodos cromatográficos. Essa metodologia pode ser adaptada para separar outras substâncias.
Palavras-chave: Extração por solvente, Ácido ‐ Base
1.Introdução
O processo de extração com solventes é um método simples, empregado na separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura, ou ainda na remoção de impurezas solúveis indesejáveis. O extrato do repolho apresenta um comportamento diferenciado quando exposto a determinadas substâncias, apresentando mudança na coloração da mistura que esta sendo testada, isto, se deve a presença das antocianinas.
O aumento da temperatura provoca um aumento da solubilidade de qualquer substância, por isso extrações a quente são sempre mais rápidas que aquelas realizadas à temperatura ambiente.
através de uma coluna cheia de carbonato de cálcio em pó, fazendo a lavagem com éter de petróleo. Conforme a amostra descia pela coluna, apareciam bandas separadas e cores distintas A cromatografia é um método físico-químico de separação que se fundamenta na migração diferencial dos componentes de uma mistura devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis: fase móvel (gás, líquido ou um fluido supercrítico) e fase estacionária (fixa, colocada em uma coluna ou numa superfície sólida), esta separação