Técnica Comercial
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Fernanda Bordignon
Fernanda Momo
Thales Soffiatti
ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM PIPOQUEIRO CONFORME O CUSTEIO VARIÁVEL
Porto Alegre, 2013
Fernanda Bordignon
Fernanda Momo
Thales Soffiatti
ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM PIPOQUEIRO CONFORME O CUSTEIO VARIÁVEL
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Contabilidade de Custos I como parte da avaliação referente ao segundo semestre de 2013.
Professor: Ariel Behr
Porto Alegre, 2013
INTRODUÇÃO
O trabalho visa construir uma percepção realista, aplicando os métodos compreendidos em aula, em uma atividade prática.
Utilizou-se o sistema de custeio variável, definido por Viceconti
“É um tipo de custeamento que consiste em considerar como custo de Produção do período apenas os custos variáveis incorridos: os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custos de Produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. Desse modo, o custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaboração e acabados só conterão custos variáveis.”(Viceconti, p. 143, 2000). Para viabilizar esse projeto o grupo preferiu encontrar um empresário com uma atividade trivial, mas que não houvesse na maioria dos casos um estudo contábil de avaliação do Custeio Variável, dos estudos de Custo-Volume-Lucro, do Ponto de Equilíbrio Contábil, do Ponto de Equilíbrio Econômico e da Margem de Contribuição.
Apresentaremos, portanto, o caso de um vendedor de pipocas que presta seu serviço no Parque Farroupilha (Redenção) em Porto Alegre.
Escolheu-se esta situação pela motivação de realizar um estudo único. Apesar de aparentemente, para muitos, ser uma análise desnecessária, salienta-se, porém, que nesse ramo de