Vida é o Princípio
Manoel Carlos Rubira
Existem muitas crenças disseminadas em diversas culturas que se propõem a explicar o que somos, de onde viemos, como fomos criados, como devemos viver etc. Esses discursos, que absorvemos desde a infância, em geral se constituem apenas em crenças com a finalidade ideológica de controle social.
Aquele que questiona, a mente indagadora que procura a verdade entre tantas explicações, muitas vezes se sente angustiado. É que, confusos entre tantas verdades, não atentamos para o óbvio.
O óbvio, o princípio do qual devemos partir está diante de nós: - existimos, somos vida. É a verdade que ninguém pode contestar. Você pode contestar a verdade de que foi criado por Deus, porque as explicações sobre a existência de Deus que lhe dão não o convencem. A verdade, porém, de que você é vida é incontestável, você pode sentir em sua pele, no fluxo do seu sangue etc.
A evidência de que você é vida, de que você existe, pode compreender existir um fluxo contínuo de vida a passar por você: você veio de seus pais, que vieram dos pais deles, seus avós, e assim continuamente. Você constitui um elo para o futuro, de você para outras vidas que virão.
Olhando para o passado, chegamos a informações de como principiou a vida e chegamos ao mistério. Hoje, até onde podemos compreender é que seja lá qual for a explicação mais plausível para a origem da vida é que vida é energia e sempre existiu.
Compreendendo a vida como energia podemos chegar às suas principais características. Podemos entender a energia vital semelhante ao sentido grego do amor, ágape. A energia da vida, ou o amor possui as qualidades seguintes:
Atividade
Inteligência
Criatividade
Perfeição/beleza
Bondade
Gentileza
Criação contínua/expansão
Abundância sem limite.
As qualidades acima da energia que ativa o fluxo da vida é a energia que o criou e pertence a você. Ela é a sua realidade.
Infelizmente, a escola, a mídia, o governo e boa parte das religiões não valorizam