Principio da vida
RENATA SIMON
ÍNDICE :
-DEFINIÇÃO
-HISTÓRICO
-CARACTERÍSTICAS
-REFLEXÕES
-BIBLIOGRAFIA
-DEFINIÇÃO :
O Processo Primário ( Primärvorgang ) e o Processo Secundário ( Sekundärvorgang ) são os princípios reguladores do funcionamento mental; correspondem aos dois modos de funcionamento da mente, cada um com suas peculariedades.
Do ponto de vista tópico o processo primário caracteriza o sistema inconsciente e o processo secundário caracteriza o sistema pré-consciente e consciente.
Do ponto de vista economico – dinâmico no processo primário , a energia psiquica escoa-se livremente passando sem barreiras de uma representação para outra segundo os mecanismos de deslocamento e de condensação e tende a reenvestir plenamente as representações ligadas às vivências de satisfação constitutivas do desejo (alucinação primitiva) No processo secundário, a energia começa a estar “ligada”antes de se escoar de forma controlada , as representações são investidas de uma maneira mais estável, a satisfação é adiada ,permitindo assim experiências mentais que põem a prova os diferentes caminhos possíveis da satisfação. A oposição entre processo primário e processo secundário é correlativa da oposição entre principio de prazer e principio de realidade. ( J.Laplanche)
O estudo sobre a formação dos sintomas neuróticos e dos sonhos levou Freud a construir um modelo sobre a mente baseado em SISTEMAS que funcionam em diferentes registros. Ambos funcionam concomitantemente, não são oponentes, embora possam existir problemas na interação entre eles.
O