principios de uma vida crista
Em nossa reflexão sobre os primeiros três versículos deste capítulo 8 da 1ª carta aos Coríntios, destacamos que antes de falar em comida sacrificada aos ídolos, Paulo aconselhou aos coríntios a obterem e viverem uma sabedoria vinda do alto, pautada no amor a Deus e ao próximo. Paulo deixou claro, já nos primeiros versículos que assuntos locais, culturais, e até morais, dos quais a Bíblia não tratar muito claramente, o amor deverá ser o princípio geral para as nossas ações e escolhas.
À partir do versículo 4, temos as situações que geravam conflitos e dúvidas entre os coríntios. O Comentário Moody destaca os motivos e as três dúvidas que existiam entre eles, dizendo assim: “Carnes sacrificadas a ídolos eram as sobras dos animais sacrificados aos deuses pagãos. Quer um animal fosse oferecido como sacrifício particular ou público, partes da carne sobravam para o ofertante. Se fosse um sacrifício particular, a carne podia ser usada para um banquete, ao qual eram convidados amigos do ofertante. Se o sacrifício fosse público, a carne que sobrava, depois que os magistrados retiravam a sua parte, podia ser vendida aos mercados para revenda ao povo da cidade. Os problemas, pois, eram estes:
1) Podia um cristão participar da carne que fora oferecido a um falso deus em uma festa pagã?
2) Podia um cristão comprar e comer carne oferecida aos ídolos?
3) Podia um cristão, quando convidado á casa de um amigo, comer carne, que fora oferecida aos ídolos?”.
Paulo nos dá princípios gerais para termos paz a respeito do assunto e este princípios servem para outros assuntos que poderão surgir e que a Bíblia, porventura, não os trate de forma tão clara. Quais princípios são estes?
1)AME O SEU DEUS AO PONTO DE CONHECÊ-LO PROFUNDAMENTE.
4 ¶ Quanto a comer alimentos que tenham sido oferecidos aos ídolos, nós sabemos que um ídolo representa alguma coisa que realmente não existe. E sabemos que existe somente um Deus. 5 Pois