Tutela de urgência
• Comentário resposta correta: Os órgãos normativos, as entidades supervisoras, responsáveis pela fiscalização, e os operadores que aplicam as normas e criam condições para operá-las compõem o Sistema Financeiro Nacional.
2- É competência do Bacen: A emissão de papel-moeda.
• Comentário resposta correta: O Conselho Monetário Nacional autoriza e o Bacen emite papel-moeda.
3- Quem fixa as diretrizes para as políticas monetárias, creditícia e cambial é o(a): CMN.
• Comentário resposta correta: O Conselho Monetário Nacional é o órgão responsável para fixar as diretrizes para as políticas monetária, creditícia e cambial.
4- Os órgãos normativos do Sistema Financeiro Nacional são: CMN, CNSP e CNPC.
• Comentário resposta correta: Os três órgãos normativos do SFN são o Conselho Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados e o Conselho Nacional de Previdência Complementar.
5- Fazem parte das entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional: Banco Central do Brasil e Susep.
• Comentário resposta correta: O Banco Central do Brasil e a Superintendência de Seguros Privados fazem parte das entidades supervisoras do SFN.
6- O mecanismo pelo qual o Bacen socorre instituições financeiras com problemas de liquidez é chamado de: redesconto bancário.
• Comentário resposta correta: O redesconto é o empréstimo que os bancos comerciais recebem do Bacen para cobrir eventuais problemas de liquidez.
O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é formado por um conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para a gestão da política monetária do governo federal. É composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional e orientado por três órgãos normativos: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
De