Turnover
Muito se fala sobre como aumentar a produtividade das equipes e profissionais. Geralmente esse assunto é abordado quando se nota um baixo desempenho ou problemas na produtividade. Uma das maneiras mais simples de aumentar a produtividade de uma equipe, ou mesmo de um único profissional, é investir um tempo no entendimento por parte da equipe do seu perfil comportamental de cargo.
Mas afinal, o que é perfil comportamental de cargo? Qual é a informação contida nessa descrição e o que se ganha com esse investimento?
Trata-se de uma descrição comportamental do cargo com informações sobre responsabilidades e posicionamento esperados pelo colaborador de acordo com sua função.
São poucas as empresas que investem, tanto dinheiro quanto tempo, em descrições comportamentais de cargos, e são menos ainda aquelas que investem tempo mostrando essa descrição aos profissionais da empresa. Mas vamos por partes.
As informações contidas na descrição comportamental de cargo são justamente aquelas que, geralmente por não estarem claras para os ocupantes de uma posição, fazem com que os mesmos sejam vistos com baixo desempenho.
Descrição de Cargos
Objetivo e benefícios:
Descreve detalhadamente as funções e atribuições de cada cargo na empresa e como os mesmos deverão ser desempenhados (métodos e processos de trabalho – por meio de pessoas, materiais, equipamentos, máquinas, dados e informações). Sob quais condições, em alguns casos, deve-se incluir: a periodicidade (diária, semanal, quinzenal, mensal) que as atividades devem ser realizadas e o local e ambiente onde serão efetuadas. Por que o ocupante do cargo deve fazer (objetivos, metas e resultados a atingir). De onde vem o trabalho e para