Relatorio estagio fisioterapia rtm
Supervisoras: joao carlos da silva / Maria Jose de Souza/Joana carla
NOME DO ALUNO FS6P32
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Palmas/TO
2013
NOME DO ALUNO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Recursos Terapêuticos Manuais
Supervisoras: NOME SUPERVISOR
Relatório de estágio apresentado ao Curso Fisioterapia do Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo de Palmas, como exigência para a obtenção de nota para Aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado em Recursos Terapêuticos Manuais no 6° período.
Palmas/TO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. APRESENTAÇÃO DO SETOR: ESTRUTURA E AMBIENTAÇÃO 06
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS 07 3.1. ANAMNESE 07 3.2. APLICAÇÃO DA TÉCNICA 07 3.3. FINALIZAÇÃO 09
4. RELATORIO DE CASO 09 4.1. PACIENTE 1 09
5. CONCLUSÃO 11
6. BIBLIOGRAFIA 12
1. INTRODUÇÃO
A massagem tem uma longa história permeada de uma vasta literatura. Alguns dos fatos históricos são amplamente difundidos, e a necessidade de repeti-los quase que poderia ser contestada. Ainda assim, a história da massagem continua sendo um tema importante tanto para estudantes como para profissionais e, portanto, merece uma menção em qualquer livro sobre massoterapia. (CESSAR, P.M et al, 2001).
A prática da massagem vem desde os tempos pré-históricos, com origens na índia, China, Japão, Grécia e Roma. A massagem tem sido mencionada na literatura desde tempos remotos, sendo a referência mais antiga a que aparece no Nei Ching, um texto médico chinês escrito num período anterior a 1500 a.C. Escritos posteriores sobre a massagem foram desenvolvidos por eruditos e médicos, como Hipócrates no século V a.C. e Avicena e Ambrose Pare nos séculos X e XVI rira alguns autores seria o século XVII) d.C, respectivamente.