Faculdade
A logística reversa é a área da logística que atua gerenciando o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, como exemplos de logística reversa, temos: o retorno das garrafas (vasilhame), a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis.
A Logística Reversa tem sido citada com frequência e de forma crescente em livros modernos de Logística Empresarial, em artigos internacionais e nacionais, demonstrando sua aplicabilidade e interesse em diversos setores empresariais e apresentando novas oportunidades de negócios no Supply Chain Reverso, criado por esta nova área da Logística Empresarial.
A logística reversa é uma atividade ampla que envolve todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais como as atividades logísticas de coleta,
A política nacional de resíduos sólidos tornou a Logisitica Reversa uma obrigação para todas as empresas do pais por meio do DECRETO Nº 7.404, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010, feito pela presidência da republica, onde claramente está dito no capitulo III art. 5º que os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos são responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos. Nesse mesmo decreto capitulo III art 13ª a logística reversa vem sendo defendida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Figura 1 - Logística Reversa – Área de Atuação e Etapas Reversas
Fonte: REVISTA TECNOLOGÍSTICA – MAIO / 2002. SÃO PAULO, EDIT. PUBLICARE
Definições de Logística Reversa:
* Logística é responsável por diminuir a lacuna entre a produção e a demanda, fornecendo bens e serviços quando, onde e na condição