Escrita
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC
Curso: Letras – Língua Portuguesa / Licenciatura
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I
Docente: Profª Drª Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro
Discente: Emília da Silva Parente (emiparente@hotmail.com)
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º A 9º ANOS)
Quixadá-Ce
Dezembro de 2011
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
Cora Coralina
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo relatar de forma minuciosa, todo o período em que ocorreu a disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I; visando descrever as aulas pelas quais competem 10hs/a de observação e 12hs/a de participação no Ensino Fundamental II (que neste estágio aconteceu numa turma de 7º ano).
A disciplina de estágio desde seu surgimento proporciona ao graduando uma dinamização entre teoria vista em sala de aula e a prática destas teorias no ambiente escolar; onde este estagiário terá a oportunidade de não só observar o acontecimento das aulas, mas também será sujeito ativo dentro deste processo de ensino/aprendizagem. Portanto, em nosso curso de graduação em Letras, temos a oportunidade de adentrarmos propriamente na sala de aula, para que possamos a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, realizar visitas proveitosas nas escolas, aonde iremos não só cumprir uma carga horária ou um pré-requisito acadêmico, mas sim onde poderemos na realidade, estar junto à comunidade escolar e ver de perto suas carências e superações que fazem parte do dia a dia de todo e qualquer profissional desta área. O estágio é regulamentado pela Lei Federal 11.788 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/96 (LDB). Conforme Lima