turismo contemporaneo bahia
Desde o século XV ao XXI, as forças produtivas vêm propiciando um crescimento das potencialidades do homem que pareceria impossível de se imaginar há quinhentos anos. Quanto maior o potencial humano decorrente da capacidade infinita de gerar conhecimento, mais incerto é o futuro. Parece que a sociedade contemporânea está avançando em sinais vermelhos que desafiam sua capacidade em se ajustar a mudanças cada vez mais rápidas.
Quando se analisa o turismo pós-moderno partindo de uma escala global, considerando as diferenças existentes entre as regiões do planeta, permite-se questionar qual a gestão que se têm praticado nesses destinos, visando identificar que características as tornam mais evidentes, uma vez que se apresentam de forma exótica no mercado turístico, e, logo vai exigir dos pesquisadores uma apreciação criteriosa deste novo arranjo do turismo. E sendo assim, podemos examinar até que ponto o cenário atual do turismo em destinos mais novos é semelhante ao de destinos consolidados. E como se apresentam estes novos produtos turísticos no decorrer deste século XXI.
Desenvolvimento do Turismo A “consolidação” do turismo ocorreu nos séculos XIX - XX por conta das transformações sociais e econômicas e o surgimento de novas tecnologias. Esses novos fatores desencadearam novos hábitos e meios de viajar, novos tipos de viajantes e a criação de empresas turísticas. No século XVIII em meio a Revolução Industrial e do avanço da tecnologia, trabalhadores passaram a migrar do ambiente rural para o urbano, na procura de empregos. Trens e navios progrediram, também, em função da nova tecnologia da máquina a vapor, facilitando o transporte de cargas e pessoas. Em paralelo à Revolução Industrial, a classe média teve o aumento do tempo livre e a procura de viagens recreativas. Viajar havia se tornado mais viável, e com isso, dois conceitos de turismo foram criados; o turismo residencial, que era mais comum entre a classe alta; caracterizado