1 Fichamento Alvaro Banducci Turismo e identidade local 4 1 1
934 palavras
4 páginas
Centro de Comunicação, Turismo e Artes. TurismoAluno:
Matricula:
Disciplina: Hospitalidade.
Professora:
Um olhar sobre o turismo em Salvador/Bahia: atrativos, sociabilidades e distribuição espacial dos meios de hospedagem - 1889/1930
Luís Cláudio Requião da Silva, Olívia Biasin Dias
“As pesquisas relacionadas ao turismo têm se pautado por uma ampla variedade de abordagens disciplinares, como a sociologia, a antropologia, a história, a administração, a geografia, dentre outras, devido ao elevado grau de complexidade do fenômeno turístico e de suas múltiplas facetas.” (p. 35)
“As viagens sempre estiveram presentes na vida dos seres humanos, motivadas por diferentes anseios e necessidades. No entanto, o turismo moderno ou organizado surgiu na segunda metade do século XIX, quando o ato de viajar adquiriu um novo significado social e tornou-se uma atividade econômica em crescente expansão no mundo ocidental, baseado em diversas transformações socioculturais ocorridas na Europa”. (p. 35)
“A atividade turística se consolidou no século XX, experimentando expressivo desenvolvimento a partir de 1950 (pós-guerra). No Brasil, que não ficou alheio a essas mudanças, o turismo passou a ser organizado como um negócio nas primeiras décadas do século passado, tendo como principal destino a cidade do Rio de Janeiro, então capital Federal. Nesse período, segundo Celso Castro (2002), surgiram guias, hotéis de luxo, agências de viagens e órgãos oficiais voltados para atrair visitantes e desenvolver o setor. Um marco do turismo brasileiro foi o ano de 1923, quando ocorreu a inauguração do Hotel Copacabana Palace (RJ) e a criação da Sociedade Brasileira de Turismo (depois, Touring Club do Brasil).” (p. 35)
“Na Bahia, a década de 1930 destacou-se nesse processo histórico devido à construção do Palace Hotel, em 1934, considerado o primeiro alojamento hoteleiro de luxo do Estado, e da institucionalização da atividade turística em Salvador - com a