Segurança
COMPLEXIDADE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO:
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA URBANIZAÇÃO NO
LITORAL DE CAMAÇARI / BAHIA / BRASIL
LÉA ESTER SANDES-SOBRAL
UNIVERSIDADE DE BARCELONA
BARCELONA, 2008
6
CONCLUSÃO - DIALÓGICA ENTRE
CENÁRIOS COMPLEXOS
RESULTANTES
O lugar é o ponto de encontro de interesses longínquos e próximos, mundiais e locais, manifestados segundo uma gama de classificações que está sempre se ampliando e mudando. (SANTOS, M. 2007, p. 36)
436
437
Apresentam-se neste capítulo os resultados da reflexão comparada da complexidade territorial do litoral do Município de Camaçari, a partir dos cenários construídos e da avaliação dialógica entre cenários complexos.
Para o estudo da complexidade territorial do litoral do Município de Camaçari, suas tendências e perspectivas de desenvolvimento includente, sustentável e sustentado, configuraram-se cenários, e desenharam-se estratégias, para a sustentabilidade urbana, alicerçadas no marco conceitual do desenvolvimento sustentável.
A economia e a ética estavam interligadas, desde os tempos de Aristóteles, por duas questões centrais de fundo: o problema da motivação humana – como deveríamos viver? – e a avaliação das conquistas sociais (SACHS, 2004, p. 13). As questões econômicas se tornaram preponderantes, na nossa civilização, a ponto de fazer a ética ser praticamente esquecida nas nossas relações. Sachs sugere a necessidade de aproximação da economia e da ética sem esquecer a política.
Igualdade, eqüidade e solidariedade estão embutidas no conceito de desenvolvimento. O desenvolvimento distinto do crescimento econômico vai além da mera multiplicação de riqueza material. O crescimento é uma condição necessária, mas, de forma alguma, suficiente para se alcançar a meta de uma vida melhor, mais feliz e mais completa para todos. O crescimento acelerado não é sinônimo de desenvolvimento das regiões, se não atenua as desigualdades sociais, reduzindo a