Três fases da infancia
Desenvolvimento da linguagem infantil
A primeira fase da infância é considerada como um período de vida que se estende desde o nascimento até aproximadamente os três anos de idade. Sendo o primeiro mês de vida um período de adaptações e ajustamentos ao novo ambiente.
No segundo mês de idade a aproximadamente três meses e meio, a criança conhece e utiliza todos os sons linguísticos que o ser humano consegue emitir, alguns deles reforçados pelo ambiente cultural, compondo os sons da língua falada deste ambiente. Os demais sons que não são reforçados são esquecidos. Essa fase é chamada de fase de emissão de sílabas. A partir do quarto ou quinto mês a criança emite sons que já expressam algum sentido e se caracterizam pela repetição de uma mesma sílaba.
O período pré-linguístico estende-se aproximadamente até o décimo mês de idade. Nessa fase a criança possui um vocabulário incompreensível e não possui uma relação objetiva entre sons e objetos.
O aparecimento das primeiras palavras acontece dos dez aos doze meses de idade. Uma única palavra tem a função de uma frase. Se uma criança diz: “água” isto poderá significar: “Quero água.”.
A fase da denominação acontece dos doze aos quinze meses de idade. A criança designa nome aos objetos mais familiares. Em suas palavras já aparecem duas palavras e começa a chamar as pessoas pelo nome ou apelido. Já é capaz de mostrar algumas partes do corpo, de usar alguns adjetivos e utilizar do “não” como oposição.
O período da representação acontece dos quinze aos dezesseis meses de idade. Já existindo a representação mental dos objetos ausente, a criança é capaz de conquistar através da palavra objetos que não estão sob sua percepção visual imediata.
Dos dezesseis aos vinte e um mês de idade é considerada a fase da Interpretação e Compreensão de situações concretas. A criança se localiza no mundo, já que haverá o aparecimento do “eu, meu, minha”: “bola minha”. Já faz juízo apreciativo dizendo que uma coisa é bonita,