Aberastury e Knobell
UNIABEU
RESUMO DE AULAS DE
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
AVELINO VICTOR ANDRADE DASILVA
BELFORD ROXO
SETEMBRO - 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO
UNIABEU
RESUMO DE AULAS DE
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
Trabalho apresentado à Professora Adriana M.I. da disciplina de Psicologia de Desenvolvimento II, da quarto período do turno da noite do curso de Psicologia.
BELFORD ROXO
SETEMBRO – 2014
3
INTRODUÇÃO
No que tange à ótica dos pensadores estudados ao longo desta matéria, podemos traçar com, primor, paralelos entre diversos pensamentos quando nos debruçamos sobre as obras de Arminda Aberastury (1910 – 1972), Maurício Knobel (1922- 2008) e Erik Erikson (1902 – 1994), entre os quais conseguimos observar algumas das primícias do desenvolvimento infantil, bem como seu término, envolvendo o Luto Infantil.
Este sucinto trabalho então, tem por objetivo expor de forma resumida uma síntese geral embasada nas aulas que a turma referente a este trabalho pôde estudar em sala de aula. O enfoque será em cima dos pensadores citados a pouco e, em especial, Arminda Aberastury, onde se percebe em suas obras uma clareza maior quando nos referimos ao desenvolvimento infantil.
5
O DESENVOLVIMENTO SEGUNDO ABERASTURY e KNOBEL Durante as aulas ministradas neste período do curso, foi possível observar, em meio aos estudos de Aberastury e Knobel, no que se referem ao desenvolvimento infantil, algumas fases importantes onde às quais trazem características que se atenuam como uma espécie de marco durante algumas transições importantes nessa breve jornada rumo ao novo e ao desconhecido. Aberastury vai chamar nossa atenção para o que ela chamou de “Lutos” sendo estes responsáveis pelas principais mudanças com relação à infância – adolescência. Podemos