Femicidio e as mortes de mulheres no Brasil
NAYRA DE OLIVEIRA
“FEMICIDIO” E AS MORTES DE MULHERES NO BRASIL
SÃO JOSÉ, 2013.
NAYRA DE OLIVEIRA
“FEMICIDIO” E AS MORTES DE MULHERES NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Professor Alex Lodetti, da disciplina de Subjetividades Comtemporaneas, do curso de Psicologia, como requisito parcial para nota AV1.
SÃO JOSÉ,2013.
3 - INTRODUÇÃO
Este trabalho traz um assunto bastante intrigante e interessante pela sua complexidade e a relevância de entender as multifacetas envolvidas nas praticas de violências praticadas por homens contra as mulheres, levando-as muitas vezes a óbito, sendo designada então, como femicidio. Embora o termo femicidio esteja em voga nos meios acadêmicos e nas manifestações feministas, o objeto ainda carece de mais estudos e de fundamentações teóricas que poderiam sustentar com maior clareza e objetividade todos os aspectos envolvidos nos comportamentos e atitudes agressivas contra as mulheres, tais como regime patriarcal, situação econômica, aspectos psicossociais, religiosidade, desigualdade social, relação sócio-historica, desigualdade entre os gêneros atrelados ao poder e hierarquização, que reforça e legitima a violência de gênero.
A violência sempre existiu, faz parte da humanidade, porem a forma que e praticada entre homens e mulheres reforça o caráter social das diferenças de gênero existentes em nossa sociedade. Enquanto que o homem sofre violência no espaço publico, isto e, as ruas, geralmente praticadas por outros homens, as mulheres sofrem violências no espaço privado, agredidas por seus maridos/companheiros, e na grande maioria das vezes estas agressões são abafadas,por vergonha, medo, culpa.
No final da década de 70, os estudos de gênero e