Pensamento Sist Mico
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - EDIFICAÇÕES
DISCIPLINA: GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO
PROFESSOR ARTUR NOVAES
TRABALHO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
Equipe:
Daniel Sousa Costa
Janayna Pimenta
Fortaleza, janeiro de 2014
TRABALHO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
1. Origem, evolução e conceituação do pensamento sistêmico
1.1 Origem do pensamento sistêmico
O pensamento sistêmico objetiva enxergar o todo, detectar padrões e inter-relacionamentos e aprender a reestruturar essas inter-relações de forma mais harmoniosa. Ele se desenvolveu como uma alternativa ao reducionismo, um modo de pensar muito difundido no Ocidente, mas, hoje, considerado simplório e prejudicial. Dentro desse amplo contexto cultural e institucional, o pensamento sistêmico começou, partindo de várias disciplinas e tradições intelectuais.
De acordo com Capra (1996), o pensamento sistêmico tem raízes teóricas na biologia organísmica, na física quântica, na psicologia Gestalte na ecologia. É uma disciplina, e não uma tecnologia, porque constitui um regime de ordem livremente consentida pela pessoa ou grupo interessado. Entretanto, é possível “empacotar” (codificar) os princípios da dinâmica de sistemascomo tecnologia de modelagem matemática (Bridgeland, 1998).
Os círculos de causalidade constituem a ferramenta principal do pensamento sistêmico. De acordo com esta visão, o mundo opera em circuitos de retroalimentação de reforço e balanceamento. O movimento desses ciclos em conjunto é considerado o comportamento geral do fenômeno ou evento sendo investigado.
O termo sistêmico desperta uma grande variedade de significados, isso se deve ao fato de que teorias emergentes tratam de questões interdisciplinares (biologia, cibernética, física, química, economia, ciências sociais), com as diferentes disciplinas formulando "teorias sistêmicas" próprias e adaptando os conceitos-chave a um novo elenco conceitual.
Nas últimas