Relat Rio Do Momento Linear 06
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Física
Data do experimento: 05 de Maio de 2015
Engenharia Química
Relatório do Momento Linear – Exp nº 06
Introdução Se duas partículas formam um sistema isolado, pode-se usar a terceira lei de Newton, a qual diz que “ que toda ação corresponde a uma reação, igual em intensidade e de sentidos opostos”, para analisar o movimento das partículas após a colisão. Como o sistema é isolado as únicas forças que atuam são as de ação e reação, isto é, deve-se permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. O momento linear, ou quantidade de movimento é definido como o produto da massa do corpo e sua velocidade. No caso da colisão entre duas partículas, o momento linear antes da colisão deve ser igual ao momento depois, em um sistema isolado. Isso é expresso por:
PA(antes da colisão) = PD (depois da colisão)
PA= m1V1A + m2V2A (1)
PD= m1V1D + m2V2D (2)
Onde m1 e m2 são as massas das partículas que colidem e V1A, V1D, V2A e V2D são as velocidades antes e depois da colisão.
Objetivo
Verificar a lei da conservação do momento linear.
Materias
Carros, trilho de ar, cronômetro digital e massas conhecidas.
Procedimento
1- Determinar as massas dos dois carros, M1 e M2.
2- Manter o carro de m2 parado sobre o trilho de ar, impulsionar o carro m1 e medir o tempo para o mesmo percorrer 10cm, medir 10 vezes e tirar a média.
3- Medir o tempo parar os carros m1 e m2 percorrem 10 cm depois de acoplados após a colisão, medir 10 vezes e tirar a média.
4- Com os dados acima, determinar velocidade e momento do carro m1 antes da colisão e a velocidade e o momento dos carros acoplados após a colisão e comparar os mesmo. Observe que nesse caso, V2A = 0 antes da colisão, e V1D=V2D= V depois da colisão.
5- Que fatores podem introduzir erros no experimento¿
6- Determinar a energia cinética total antes da colisão e depois e compare as mesmas. Que tipo de colisão está se tratando esse