O Papel Do Brinquedo Na Impregna Ao Cultural
É com essas imagens que a criança poderá então se expressar, usando como referencia para captar novas produções. Ele mostra que a criança não se contenta em se relacionar com o mundo real , ela domina então os mediadores indispensáveis qua são as representações, imagens, símbolos ou os significados.
Podemos dizer então que a infância é um momento de apropriação de imagens, que são transmitidas de varias fontes. Uma dessas fontes e o brinquedo, que traz para a criança um suporte de ação ligados a formas, imagens e símbolos para serem então manipulados pela crianças.
O Brinquedo pode não ser somente visto pela sua dimensão funcional mas também pela sua dimensão simbólica. Pois função e símbolo estão completamente ligados e são indissociáveis no brinquedo. Para analisar essa dimensão o autor diz que devemos decompor o brinquedo segundo determinados aspetos.
Aspecto material do brinquedo
A Representação
O Autor cita no final do texto que, Embora a impregnação cultural passe pela brincadeira, não devemos entender isso como uma simples impregnação dos conteúdos simbólicos do brinquedos. Trata-se de um processo dinâmico de inserção cultural sendo, ao mesmo tempo, imersão em conteúdos preexistentes e apropriação ativa.