TRIBUTOS
Ciências Contábeis
TRIBUTOS
EDJANE LUIZA DA SILVA
LUANA DE OLIVEIRA ROQUE
BARRETOS
2015
FACULDADE BARRETOS
Ciências Contábeis
TRIBUTOS
BARRETOS
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 TRIBUTOS 5
2.1 Classificação dos Tributos 5
2.2 Impostos Diretos 7
2.3 Impostos Indiretos 8
3 IRPJ 10
3.1 Cálculo do Tributo 10
3.2 Incidência 10
3.3 Fato Gerador 11
4 CSLL 13
4.1 Cálculo do Tributo 13
4.2 Incidência 13
4.3 Fato gerador 14
5 ICMS 15
5.1 Cálculo do Tributo 15
5.2 Incidência 16
5.3 Fato Gerador 17
6 CONCLUSÃO 19
7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1 INTRODUÇÃO
O Planejamento tributário tornou-se de suma importância para as empresas, tendo em vista que a legislação tributária brasileira, em razão do seu número de leis e de constantes alterações, passa a ser vista como bastante volumosa e complexa, dificultando aos empresários a devida interpretação.
Nesse contexto o contador, além de conhecimentos técnicos, tem a função de estar sempre se atualizando em razão das constantes mudanças da legislação, procurando subsidiar os empresários, para que estes possam acompanhar e colocar em prática as orientações deste profissional, e desta forma poder obter vantagens na legislação tributária.
O objetivo principal deste trabalho é apontar as características e definição do conceito dos chamados Tributos Diretos e Indiretos que compõem o Sistema Tributário Nacional, bem como a sua incidência sobre os produtos, serviços e mercadorias, e consequente o fato gerador, base de cálculo.
Os tributos diretos e aqueles que são cobrados diretos dos contribuintes, sobre a renda ou patrimônio e resultados aferidos, dentre eles o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Os tributos indiretos são aqueles que em cada etapa incide sobre os produtos ou serviços que as pessoas consomem e são repassados adiante, ate chegar ao consumidor