A CRIANÇA E O CONSUMO
ALLAN CONTRO
BRUNO SPUNAR
MARIANA VENTURINI
MAYARA TAGLIETTA
VITOR HUGO DETOMINI
A CRIANÇA E O CONSUMO
CAMPINAS
2013
ALLAN CONTRO
BRUNO SPUNAR
MARIANA VENTURINI
MAYARA TAGLIETTA
VITOR HUGO DETOMINI
A CRIANÇA E O CONSUMO
TRABALHO ACADÊMICO REFERENTE À MATÉRIA DESTUDOS DO CUNSUMIDOR I
PROFESSORA: FLAILDA BRITO
CAMPINAS
2013
1. Introdução A cada dia mais, notamos que o contato entre as crianças e as mídias começa mais cedo. É uma relação que começa de forma sadia e natural: uma criança assistindo à um desenho infantil, por exemplo. Entretanto, com o tempo essa relação vai se transformando e como uma bola de neve, rola montanha a baixo acarretando em diversos problemas para a evolução, aprendizagem e conduta desses indivíduos em crescimento. Com base nisso o grupo realizou pesquisas e discutiu aspéctos atuais como a relação da criança com o desenvolvimento, com as mídias, com o consumo, com a alimentação e com a família, para tentar esclarecer melhor o assunto e chegar a uma conclusão sobre como a mídia afeta e é afetada pelo público infantil.
2. Desenvolvimento e Aprendizagem: A influência da publicidade sobre personalidades ainda em formação é motivo de alerta e preocupação para pais e educadores. Os hábitos e comportamentos de consumo de uma criança estão intrinsicamente ligados ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Logo, as escolas e os adultos, os quais são exemplos próximos a serem seguidos pelas crianças, devem ter a consciência de que são espelhos para esses seres, que ainda não possuem discernimento para julgar e não serem afetados pela publicidade.
Segundo a psicologia do desenvolvimento, o ser humano pode ser estudado nos aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o seu nascimento até a maturidade. Nesses aspectos, são discutidas questões como crescimento orgânico e maturação neurofisiológica, capacidade de pensamento e raciocínio, integração de experiências