Crianças na terra do consumo
Publicidade e Propaganda
Trabalho de Psicologia
Crianças na Terra do consumo
Darlan Haron Pereira Dionizio RA00037477
Crianças na Terra do consumo
O capítulo se inicia relatando um estudo realizado pela companhia DuPont que vem observando os hábitos de compra das donas de casa norte-americanas e segundo resultados da pesquisa as consumidoras americanas aparecem cada vez mais fazendo compras por impulso, porém esse fenômeno não ocorre apenas nos EUA segundo o autor, mas em todo o mundo.
Em setembro deste ano (2010) saiu no jornal eletrônico do O Globo um artigo que se referia ao consumo por impulso dos brasileiros, e segundo a matéria esse tipo de atitude movimenta cerca de R$ 13,8 bilhões por ano. E segundo a consultoria da Nielsen esse valor representaria 7,4% de todo o faturamento brasileiro com varejo.
O maior problema dessa atitude não refletida é que, muitas vezes, quando o cliente se deixa levar pelo emocional e faz compras por impulso esquece de planejar as suas finanças e acabam errando em suas prioridades. E com isso, o que antes era um simples desejo pode vir a se tornar uma divida mais tarde, trazendo muita dor de cabeça.
Ao avaliar as causas desse hábito de consumo é possível perceber que esse acréscimo de compras de produtos supérfluos coincide com o desenvolvimento das lojas onde o cliente se serve sozinho. Pois quando o mesmo vai até um balcão onde o atendente o serve, ele se prepara para comprar algo e faz a compra do que necessita, mas ao ter a liberdade para ele mesmo escolher não há um processo anterior de preparo e muitas vezes a decisão do que comprar e de qual marca comprar é feita no próprio supermercado, prova disso é o fato de que muitas donas de casa ao ir nos supermercados não levam uma lista do que necessitam comprar, outro fator considerável é que grande parte das pessoas que vão fazer compras no supermercado sempre acabam levam um número