Tributos
Estudaremos, nesta unidade, o que são os tributos, quais são as suas espécies, como se dividem as contribuições federais, assim como os elementos que os compõem.
Sabemos que o governo possui algumas responsabilidades com a sociedade, as quais deveriam ser ofertadas de forma satisfatória para todas as pessoas, independentemente de sua classe ou posição social, desde assistência à saúde, educação, garantia de segurança, defesa nacional, assistência judiciária, entre outras enquadradas como funções do Estado.
Estes subsídios são gastos para o governo e, diante disso, faz-se necessário possuir arrecadação suficiente de recursos nos cofres públicos ára atender a sociedade e cumprir as funções do Estado.
Certamente, todos temos consciência de que a assistência do governo deixa a desejar, e muito, porém temos de reconhecer que, de uma forma ou outra, pelo menos uma parcela da população ainda recebe algum tipo de benefício.
Não faz parte de nossa discussão entrarmos nos mérito dos problemas políticos que assombram o nosso país, pois teríamos os mais variados questionamentos, na sua grande maioria sem respostas plausíveis quanto a forma que estes recursos estão sendo aplicados, angariados pela arrecadação tributária do nosso país, a qual não é nada pequena, devido à alta carga tributária imposta às empresas, tanto as micro e pequenas empresas, quanto as empresas de pequeno porte e também as consideradas de grande porte.
Sem a menor pretensão de amenizar a responsabilidade governamental quanto à utilização dos recursos arrecadados, não podemos deixar de levar em consideração, também, o fato de que muitas empresas infelizmente não fazem a sua “lição de casa”, ou seja, utilizam-se de artimanhas antiéticas e também imorais, como a sonegação fiscal. Portanto, cabe a você, futuro (a) contador (a), se é que já não está exercendo a profissão como Técnico(a) Contábil, no mercado, conscientizar vossos clientes, empresários, a repassarem com responsabilidade, de forma