Desenvolvimento sustentavel-resumo
1)Introdução
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu no inicio da década de 1970, a partir de estudos da ONU sobre as mudanças climáticas, devido a preocupação que surgiu no mundo com políticas ambientais desde o ultimo quarto do século passado. Esse conceito visa conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico com a promoção do meio social e respeitando o meio-ambiente. Pois é fato que o atual método de desenvolvimento econômico gera um impacto ambiental e social negativo progressivo, é importante que as três esferas envolvidas social,econômica e ambiental estejam em equilíbrio para que possa se encontrar a solução adequada.,atingindo-se assim a sustentabilidade,caso alguma esteja prevalecendo em detrimento de outra,o conceito sustentabilidade não estaria sendo corretamente utilizado.
Mesmo este tema tendo surgido no século passado ainda é muito atual e discutido entre indústrias, municípios e demais organizações, pois muito se questiona a relação custo versus beneficio e custo versus preço final o que dificultaria a implantação e que o custo destes tipos de ações apenas encarecem o produto final ou dificultam a competitividade do produto.
No entanto,este texto procurará mostrar os benefícios ,quer sejam a curto prazo ou a longo prazo, que as políticas de sustentabilidade aplicadas na engenharia de produção ,podem se tornar ações de agregamento de valores ou mesmo fator de rentabilidade de diversas empresas.
2.1)O receio e medo empresarial
O presidente do SEBRAE Luiz Barreto afirmou no dia 08 de maio de 2012 na 11º Conferência de Produção Mais Limpa ,que medidas como reduzir gasto com energia,evitar desperdício de água, substituição de equipamentos por equipamentos mais econômicos,descarte adequado dos resíduos industriais e coleta seletiva do lixo entre outras medidas são medidas sustentáveis e geram lucros as pequenas e micro empresas.
Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo em