Resumo desenvolvimento sustentável
A palestra tem seu tema voltado ao desenvolvimento sustentável, cita o episódio ocorrido na região hoje conhecida como Chaco Canyon, localizada no sudoeste dos Estados Unidos, com a chegada dos colonizadores espanhóis, que ficaram maravilhados e intrigados com as imensas construções que encontraram em pleno deserto, feitas de grossos troncos de árvores e pequenos blocos de pedra. Se perguntaram para que serviriam aqueles gigantescos edifícios e de onde viria a madeira utilizada, se as florestas mais próximas situavam-se a centenas de quilômetros. O tema da palestra é voltado na lição sobre o episódio ocorrido em Chaco Canyon, onde em muitas ocasiões, a decadência das civilizações foi acontecendo à medida que cada uma destruiu seu ambiente e esgotou a base de recursos dos quais dependia. Quatro afirmativas são utilizadas como base da discussão. Afirmativas que temos como corretas e absolutas, são quebradas e comprovadas por meio de dados, investigações, estudos, livros, realizados por historiadores, biólogos, antropólogos, entre outros. As quatro afirmações ditas foram:
1. “O homem, até agora, extinguiu muito poucas espécies”. Para desmentir a frase acima são utilizados exemplos como as extinções do período pleistoceno-holoceno (de 50 mil à 500 anos atrás), que varreu a Austrália, a América do Norte, as ilhas do Mediterrâneo e do Caribe, Madagascar e a Nova Zelândia. As extinções ocorreram em épocas diferentes e em lugares diferentes, o único fator comum entre elas, é que todas ocorreram logo após a chegada do homem àquela região do planeta.
2. “Ainda há muita mata bem preservada no Brasil, especialmente na Amazônia, como mostram as imagens de satélite”. È citado o exemplo da Mata Atlântica brasileira, que após a chegada dos portugueses quando a mata ainda era virgem, hoje só restam menos de 7% de