Contabilidade ambiental: um diferencial dentro das empresas
Resumo
Apesar das vantagens que uma empresa pode ter com a preservação ambiental, ainda é muito discutido nas empresas os custos que tal responsabilidade pode ocasionar, pois é muito comum gestores de grandes empresas considerarem mais lucrativo simplesmente se desfazer de seus resíduos sem antes passá-los por um processo de tratamento adequado. O presente artigo pretende mostrar que a Contabilidade ambiental pode ser um diferencial dentro das empresas, pois uma empresa ambientalista conquista mais clientes, tem maiores chances de conseguir bons investidores e não corre o risco de multas inesperadas que afetam não só a situação financeira da empresa como também a reputação desta.
Palavras-Chaves: Meio Ambiente. Contabilidade Ambiental. Industrialização.
1 Introdução As empresas encontram-se em um processo interativo constante com o meio ambiente, obtendo recursos naturais, transformando-os em produtos e atendendo aos seus objetivos econômicos e sociais. O que muitas vezes acaba sendo esquecido é que os recursos ambientais se exaurem e por este motivo não podem ser usados de maneira impensada, pois, além da exaustão, o descuido com o meio ambiente causa a poluição o que prejudica a saúde humana.
Por este motivo foram iniciados programas em prol do meio ambiente, e as empresas foram as mais cobradas, já que, historicamente, são elas as principais causadoras da degradação ambiental. A partir desta cobrança surgiu um novo ramo da Contabilidade, a Contabilidade ambiental, que tem como objetivo evidenciar tanto as benfeitorias, como a degradação que uma empresa pode causar ao meio ambiente.
Deste modo, o presente artigo busca apresentar o que é a contabilidade ambiental e demonstrar os principais benefícios que a preservação da natureza pode trazer às empresas focadas nessa temática. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica voltada ao aprofundamento sobre o assunto e