projeto
Emanoella Correia do Carmo
Nedja da Silva Paim
A CONTABILIDADE AMBIENTAL NO BRASIL: UM MERCADO EM EXPANSÃO.
Feira de Santana
2012
Emanoella Correia do Carmo
Nedja da Silva Paim
A CONTABILIDADE AMBIENTAL NO BRASIL: UM MERCADO EM EXPANSÃO.
Trabalho solicitado como pré-requisito para avaliação na disciplina MTC, 1º semestre do curso de Metodologia do Trabalho Cientifico da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana-Ba.
Orientador: Prof. Veruska Rangel
Feira de Santana
2012
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade Ambiental é empregada nas relações humanas e econômicas das empresas, sendo elas um dos principais agentes do desenvolvimento econômico ambiental e social de um país, onde estabelece uma interação. No mundo globalizado em que vivem a relação entre empresa e sociedade fica cada vez, mas estreita, havendo uma mudança no mundo e na ciência, para o repensar em seus valores e conseqüentemente seus gastos. Assim a contabilidade ambiental é o registro do patrimônio ambiental, sendo direitos e obrigações ambientais das entidades, onde apura o desempenho benefício e malefício. Sendo assim as empresas tendo que possuir um modelo de Gestão Ambiental correlacionada às responsabilidades sociais. No estudo da interação da empresa com o meio ambiente é fundamental a identificação e a mensuração dos impactos ecológicos para auxiliar o processo de gerenciamento ambiental.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
O objetivo é trazer informações de ativos e passivos ambientais nos balanços das organizações, para que possam reconhecer os seus desempenhos para ganhos de mercado que irá diferenciar positivamente no mercado consumidor.
2.2 Objetivos Específicos
Buscar informações a respeito dos usuários internos e externos sobre referentes situações e interações das empresas com o meio ambiente e onde causaram modificações na situação patrimonial da