REalismo
1 – A grandiosidade do Império Romano criava muitos problemas administrativos e conflitos de poder, dificultando a ação dos seus governantes. Explique por que, ao longo da história romana, muitos se tornaram “excluídos”, ou seja, perderam suas terras, direitos e as condições mínimas de sobrevivência, vivendo à margem da sociedade.
2 – Os romanos deram o nome de “pax romana” ao período de estabilização das fronteiras. Nesse período, 300 mil soldados, deslocando-se rapidamente pelas estradas do Império, defenderam as fronteiras junto aos rios Reno e Danúbio contra as incursões das tribos germânicas, contiveram invasões orientais e sufocaram rebeliões internas. A paz romana foi, antes de tudo, uma “paz armada”, o maior símbolo do apogeu do Império, que, no entanto, já carregava em seu interior os sinais de sua decadência.
(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, “A escrita da História”).
O fim das conquistas romanas:
a) fortaleceu os plebeus, em especial os mais ricos, que conquistaram o direito de eleição para a plebe e a permissão do casamento com os patrícios.
b) provocou a guerra de Roma contra Cartago – as Guerras Púnicas –, pois os cartagineses colocaram em risco as conquistas romanas na Sicília e no norte da África.
c) gerou o término do suprimento de escravos, decorrendo disso todo um processo de desordem econômica em Roma, com a fragilização do Exército e o avanço dos germanos.
d) estabeleceu uma nova condição jurídica para os plebeus, que não podiam mais ser vítimas da escravização por dívidas e foram beneficiados com a distribuição de terras.
e) motivou o crescimento dos espaços urbanos no Império, com o consequente aumento das atividades manufatureiras e comerciais, além do crescimento da população.
3 – A partir do século III assiste-se ao longo processo de crise do Império Romano do Ocidente e, posteriormente, ao desenvolvimento das instituições feudais, que daria início ao período medieval. Assinale o item que