Revolução de Sócrates livro 3
(composição poética: tragédia e comedia, mas sempre transmitindo a realidade).
Caso os poetas e prosadores não despertassem esse comportamento moralmente elevado, eles seriam expulsos da cidade e assim, dando preferencia a quem tivesse o critério.
A música (melodia) era bem usada na época, mas as musicas eram sempre para encorajar e dar bons exemplos, como ter respeito, ter limites em certas coisas, não ter vicio. Tudo para alcançar a perfeição.
Além dessas diversas opções para ter seus guardiões fortes e sem doenças, Sócrates também se preocupava com a alimentação e o físico dos jovens da cidade, promovendo o cuidado com a alimentação e a ginastica. (tudo isso não dispensando a ajuda dos médicos da cidade).
Para Sócrates, as pessoas que praticavam a ginastica, para o condicionamento físico, estariam mais propenso a ter mais rigidez, ser mais grosseiros; e os que se dedicavam à musica, estariam propenso a sem mais moles, que podem levar ao refinamento, ter um espirito mais apto à filosofia, mas perceberam ( Sócrates e Glauco) que a junção dos dois, seria a melhor forma de ter uma perfeição ( Filosofia e Força). Para eles, isso era o essencial para a formação física e educacional dos guardiões.
Para Sócrates e Glauco, as pessoas que deveriam estar no “poder” eram aquelas mais velhas e mais sabias. E pra isso, as pessoas da cidade eram acompanhadas desde pequenas, para que desde então, fossem educadas e treinadas para o posto de comando dos guardiões. Eram feito os seguintes testes: prova de resistência, tinha que ter firmeza nas suas convicções, superar as provas de resistência ao cansaço, resistir à dores e outras coisas mais, sendo tudo isso vista em um jovem, acompanhado desde criança, seria posto ao comando dos