Saude Preventiva no idoso
Fisiopatologia – Osteoartrite - OA de Joelho
A osteoartrite é uma doença articular degenerativa, artrose ou osteoartrose, como ainda é conhecida, é a doença reumática mais comum entre pessoas com idade superior a 65 anos. Estudos americanos apontam que mais de 50 milhões de pessoas apresentam esta patologia.
É uma das causas mais frequentes de dor do sistema músculo-esquelético e de incapacidade para o trabalho. É uma afecção dolorosa das articulações que ocorre por insuficiência da cartilagem, ocasionada por um desequilíbrio entre a formação e a destruição dos seus principais elementos, associada a uma variedade de condições como: sobrecarga mecânica, alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial e fatores genéticos. É uma doença crônica, multifatorial, que leva a uma incapacidade funcional progressiva. As articulações comprometidas apresentam óbvias alterações inflamatórias.
Os conhecimentos adquiridos recentemente em relação a fisiopatogenia levaram a uma alteração no conceito da doença. Antigamente acreditava se tratar de uma doença progressiva, de evolução arrastada, sem prespectivas de tratamento, encarada por muitos com um processo natural do envelhecimento, No entanto hoje ela é vista como uma enfermidade em que é possível modificar o seu curso evolutivo, tanto em relação a seu prognóstico quanto ao tratamento sintomático imediato.
Abordagens preventivas
A doença não é sinônimo de envelhecimento ela está relacionada com a capacidade funcional, sendo que a intervenção terapêutica trará considerável melhora na qualidade de vida do portador.
As intervenções terapêuticas típicas para a osteoartrite incluem orientação , repouso, prática de exercícios físicos e, em alguns casos cirurgia. Os pacientes devem ser orientados sobre técnicas de proteção articular e de conservação de energia, a fim de ajudar a evitar exacerbações agudas e minimizar a tensão e a dor articular.
Complicações e sequelas geradas pela