Fisioterapia Preventiva
A fisioterapia dispõe de alternativas para controle e prevenção as doenças. Fisioterapia preventiva e um conjunto de procedimentos fisioterápicos que ajudam a controlar sintomas; coordenação, concentração, melhoria na postura, relaxamento muscular, diminuição da tensão, além de trabalhar a autoestima.
Esse tipo de fisioterapia é dividida em 3 etapas:
• Alongamento e fortalecimento
• Relaxamento
• Exercícios respiratórios
QUEM DEVE FAZER A FISIOTERAPIA PREVENTIVA?
A fisioterapia preventiva é muito utilizada entre esportistas (jogadores de futebol, lutadores etc.) para prevenir lesões durante as atividades desportivas, mas pode e deve ser praticada por todos, desde crianças a idosos, pois o objetivo da fisioterapia preventiva vai muito além de tratar pessoa enfermas. Seu objetivo é prevenir as doenças através de uma melhor qualidade de vida e consequentemente de uma melhor saúde.
Existem diversas áreas de atuação da fisioterapia preventiva tais como:
• FISIOTERAPIA PREVENTIVA ESCOLAR: (Postura do Escolar, Peso do Escolar)
A infância e a adolescência são períodos do desenvolvimento humano de construção de hábitos e atitudes, em que a fase escolar é fundamental para o desenvolvimento de ações educativas sobre os cuidados corporais e, também, para se detectar, por meio de investigações sistematizadas e contínuas, a possibilidade de riscos e danos que porventura possam vir a acometer a capacidade física e motora dos indivíduos. A fisioterapia, visando promover, proteger e recuperar a saúde utiliza-se de meios de avaliações e intervenções sobre a postura corporal, o desenvolvimento motor, o crescimento corporal, a função respiratória, entre outras, para identificar e agir sobre os problemas posturais decorrentes desta fase da vida. Assim, este estudo, tem o proposito de apresentar as possibilidades de intervenções fisioterapêuticas para esta fase do desenvolvimento do indivíduo, associado ao âmbito do contexto escolar e, provocar uma