Fisioterapia preventiva
1 Introdução………………………………………………………………….....pág. 02
2 Desenvolvimento (Resumos de cada conteúdo) ………………… pág. 03 à 29
3 Conclusão.............................................................................................. pág. 30
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre a Fisioterapia Preventiva, e com isso conscientizar todos que existem programas e maneiras de prevenir algumas doenças, pois, o trabalho envolve todos os assuntos que são mais próximos da população (ambiente de trabalho, criança, trabalhador, doenças, etc.), visando o futuro e a qualidade de vida de cada um. Ressaltamos, contudo, que são resumos de cada conteúdo passado, que as afirmações feitas durante as mesmas referem se tão somente ao texto, sem revelar, em ocasião alguma, opiniões pessoais dos integrantes do grupo. Segue à análise dos textos que podem dar mais ampla visão sobre o tema do presente trabalho.
Desenvolvimento
Conteúdo 1 – Níveis de Prevenção
NÍVEIS DE PREVENÇÃO
De acordo com a Organização Mudial da Saúde (OMS): “A saúde é o completo bem estar, fisico , mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”, porém é muito criticada essa definição, pois é idealística em suas expectativas para o completo bem estar e muito estática ao ver a saúde como um estado, em vez de um processo dinâmico que requer esforços constantes e atividades para manter.
No período de pré-doença, o individuo pode ter vários fatores que favorecem a ocorrência ou que resistem à doença, dentre esses fatores tem: carga genética, características demográficas (especialmente idade), exposições ambientais, história nutricional, meio social, capacidade imunológica e padrões comportamentais. Decorrente do tempo, a soma total desses e de outros fatores podem causar o início do processo patológico, seja de forma lenta (como ocorre geralmente nos casos de doenças