Fisioterapia preventiva
Princípios Básicos: Integralidade, Universalidade e Equidade. * Níveis de atenção á saúde:
*Primário: Subdividido em: - Promoção de Saúde: Educação básica de condições sanitárias, nutrição, lazer, campanhas de prevenção de acidentes, atendimento imediato adequado. - Proteção Específica: Exemplo: vacinação, aplicação de flúor. *Secundário: Durante a enfermidade real, onde já existe uma alteração de forma e ou da função.
*Terciário: É quando o individuo portador da enfermidade passou pelos dois estágios anteriores, permanecendo com sequela e/ou uma incapacidade que necessita ser minimizadas, para se evitar a invalidez total. O objetivo principal é recolocar o indivíduo ajeitado em uma posição útil na sociedade, na expectativa da máxima utilização de suas capacidades.
* Como o fisioterapeuta está inserido no SUS? Historicamente, a atuação do fisioterapeuta é vista somente no nível de atenção terciário, porém sabemos que quando inseridos na atenção primária, pode ser muito importante para ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde.
Conforme proposto pelo SUS, é necessário a presença de fisioterapeutas nas equipes de PSF, participando ativamente de sua execução. Porém o trabalho do fisioterapeuta é direcionado predominantemente para atividades curativas e reabilitadoras. Há uma falha tanto de documentos oficiais como da própria categoria, indicando o espaço de atuação do fisioterapeuta na equipe de PSF ou mesmo no SUS.
* Programas de Prevenção: No SUS existem alguns programas de prevenção a saúde como os de Higiene