Administração
Cadastro de Serviços:
O ideal é que todos Serviços estejam cadastrados na base do mestre de serviços, porém a sua obrigatoriedade é discutível no que tange a freqüência de compras destes serviços e da cultura da Sadia disseminada no ato da implantação do SAP R/3.
Cadastro de Fornecedores:
O cadastro de fornecedores passa por quatro etapas, sendo:
Homologação – Verifica se o fornecedor está habilitado, comercialmente, tecnicamente e a documentação.
Cadastrar o Fornecedor – É avaliado pelo Negociador e cadastrado pelo Analista.
Auditoria – Está etapa é realizada pela Central de Cadastros, onde se verifica o ponto chaves para que o cadastro não seja impacto nos tramites internos (Conta Bancaria, ISS, IRRF, conta de reconciliação...).
Manutenção Cadastral – A qualquer momento baseado em parâmetro definido pelo Negociador.
Para que o pedido seja enviado pelo sistema por e-mail para o Fornecedor, é necessário cadastrar o endereço de e-mail no cadastro do Fornecedor.
Todos os fornecedores da organização de compras 1000 e 2000 devem estar atualizados no campo de flag do pedido automático na visão de Compras .
Cadastro de Usuários:
É obrigatório no cadastro de usuários a informação do e-mail para os geradores de pedidos (analistas ou negociadores). O email deste usuário é enviado como remetente do pedido para facilitar o contato do fornecedor com a Sadia.
Planejamento e Encomenda :
A área solicitante gera a requisição de compras e quando necessário ele faz três cotações conforme política geral de Suprimentos (não necessariamente três cotações... dois, quatro, cinco), e encaminha as informações para o analista de suprimentos informando o número da requisição de compras gerada no R/3 (SAP) na transação ME51N, devidamente aprovada pelo responsável (ME55). Tem casos que o usuário não faz as três cotações, quem faz é o analista responsável daquela família onde o material está alocado. Quando o usuário