Teoria Geral da Administração
Platão – Discípulo de Sócrates. Em sua obra “A República”, exibe a forma democrática de governo e de administração de negócios públicos.
Aristóteles – No livro “Política”, fala sobre a organização do Estado, expõe três formas de administração pública:
1-Monarquia ou governo de um só;
2-Aristocracia ou governo de uma elite;
3-Democracia ou governo do povo;
Francis Bacon – Baseando-se num método experimental e indutivo. Ou seja, abstrai o que é essencial, acidental e acessório. Estabeleceu a Lógica Moderna à partir disso.
René Descartes-criou, em sua obra “ Discurso sobre o método e Meditações”. O método cartesiano consiste no ceticismo metodológico, onde se duvida de cada ideia que não seja clara e distinta.
Os Quatro Princípios dos Métodos Cartesianos
Com a criação das coordenadas cartesianas, Descartes deu impulso a Matemática e a Geometria da época. Por meio do livro “O Discurso do Método” onde descreve seu método filosófico denominado Método Cartesiano, obtendo quatro princípios:
1-Princípio da dúvida sistemática ou da evidência consiste em não aceitar algo como verdadeiro obtendo dúvidas, aceitando apenas o que seja evidentemente certo.
2- Princípio da análise ou de decomposição consiste em resolver cada problema individualmente.
3- Princípio da síntese ou da composição incide em ordenar pensamentos e raciocínios começando por tudo que seja mais fácil, passando gradualmente aos mais difíceis.
4- Princípio da enumeração ou da verificação versa em restaurar-se tudo para alcançar a segurança de que tudo esteja correto.
Influência da Organização da Igreja Católica
Basicamente é constituída por uma hierarquia de autoridade.
No topo o Papa, com o poder máximo. Seguido de: Cardeal, Arcebispos, Bispos, Prelados, Monsenhor, Vigário-geral, Cônego, Padres,