Relatório de Tração
2013
Resumo
O método consiste na aplicação de uma carga estática no material através de um penetrador de diamante.
Objetivos
Extrair as propriedades mecânicas através de ensaio de tração, em duas amostras de mesmo material, porém fabricadas por processos distintos.
Avaliar as diferenças nas propriedades, resultantes dos processos.
Introdução
O ensaio de tração é um ensaio mecânico que relaciona Tensão x Deformação. O método consiste na aplicação gradativa de carga de tração uniaxial nas extremidades de um corpo de prova especificado.
Tensão é definida genericamente como a resistência interna de uma força externa aplicada sobre um corpo, por unidade de área.
Deformação é definida como a variação de uma dimensão qualquer desse corpo, por unidade da mesma dimensão, quando submetido a um esforço qualquer.
Neste tipo de ensaio mede-se a variação no comprimento como função da carga aplicada.
O ensaio de tração é padronizado por normas técnicas, entre elas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a ASTM (American Society for Testing and Materials).
O ensaio de tração pode ser utilizado para avaliar diversas propriedades mecânicas dos materiais de grande importância em projetos de máquinas e equipamentos mecânicos. É também bastante utilizado como teste para o controle das especificações da matéria-prima fornecida.
Sua ampla utilização na indústria de componentes mecânicos deve-se à vantagem de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais, como Limite de Resistência à Tração, Limite de Escoamento, Módulo de Elasticidade, Resiliência, Tenacidade, Ductilidade.
Propriedades Mecânicas - Conceitos
Limite de Resistência à Tração (σr): É a tensão correspondente ao ponto de máxima carga atingida durante o ensaio.
Limite de Escoamento (σe): Máxima tensão que o material pode suportar sem apresentar deformação permanente após a retirada da carga.
Módulo de Elasticidade (E): Fornece uma