Relatório de tração
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
*
* EDUARDO KOZU * GUSTAVO DUNIN * MATEUS PELISSARI * RODRIGO SCHWAB
relatório técnico científico
Ensaio de tração
PONTA GROSSA
2013
LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Corpos de prova Fonte: cimm/corpos de prova 4 Figura 2 - Curva Tensão x Deformação Fonte: Garcia, 2000 6 Figura 3 - Gráfico Tensão x Deformação de ambos os corpos de prova ensaiados 9
SUMÁRIO
1 OBJETIVO 4 2 REVISÃO TEÓRICA 4 2.1 CORPO DE PROVA 4 2.2 TENSÃO DE ENGENHARIA 5 2.3 DEFORMAÇÃO CONVENCIONAL 5 2.4 GRÁFICO TENSÃO X DEFORMAÇÃO 5 2.5 REGIÃO DE COMPORTAMENTO ELÁSTICO (OA) 6 2.6 MÓDULO DE ELASTICIDADE (E) 6 2.7 MÓDULO DE RESILIÊNCIA (Ur) 6 2.8 TENSÃO DE ESCOAMENTO 7 2.9 TENSÃO MÁXIMA 7 2.10 TENSÃO DE RUPTURA 7 3 MATERIAIS E MÉTODOS 7 3.1 MATERIAIS 7 3.2 MÉTODOS 7 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8 5 CONCLUSÃO 9 6 REFERÊNCIAS BBLIOGRÁCIAS 9 7 NORMAS E TÉCNICAS UTILIZADAS 10
OBJETIVO
Qualificar a matéria prima recebida de acordo com as especificações técnicas da norma ASTM A570 – grau 36 para um aço baixo carbono laminado a quente.
REVISÃO TEÓRICA
A facilidade de execução e a reprodutividade dos resultados tornam o ensaio de tração o mais importante comparado a outros ensaios.
A aplicação de uma força num corpo sólido promove uma deformação do material na direção do esforço e o ensaio de tração consiste em submeter um material a um esforço que tende a estica-lo ou alonga-lo.
Nos tópicos seguintes, foram utilizadas as referências bibliográficas.
CORPO DE PROVA
Seguem uma norma pré-estabelecida, com dimensões e formas, para que seus resultados sejam significativos. Partem do produto a ser extraído à forma e dimensão do corpo de prova a ser analisado, sendo retangular ou circular.
Figura 1 - Corpos de prova
Fonte: cimm/corpos de prova
TENSÃO DE ENGENHARIA
Tensão essa definida